Guia das melhores cachoeiras para visitar na Islândia 

-

Dentre as belezas naturais da Terra do Fogo e do Gelo, as cachoeiras estão entre as principais atrações e pontos turísticos da Islândia. O país, inclusive, é conhecido por suas muitas cachoeiras espetaculares, e há centenas delas em todo o país. Conheça nosso guia das melhores cachoeiras para visitar na Islândia!

Alguns levantamentos estimam que existem mais de 10.000 cachoeiras na ilha, embora a grande maioria delas sejam intocadas e pouco conhecidas. As cachoeiras variam em tamanho, força e beleza, proporcionando uma ampla gama de experiências para os visitantes.

A incrível queda d`água de uma das cachoeiras mais famosas da Islândia

No entanto, há muitas outras cachoeiras igualmente impressionantes e únicas em toda a ilha, cada uma com suas próprias características e apelos. Durante a Expedição Islândia, visitaremos desde as mais famosas até as cachoeiras secretas que nossos amigos vikings nos apresentaram!

Uma parte emocionante da nossa expedição é explorar as cachoeiras da Islândia. Muitas delas estão localizadas em áreas de beleza natural incrível, tornando a experiência ainda mais memorável. Se você quer visitar a Islândia ao nosso lado, prepare-se para uma para apreciar essas maravilhas naturais de perto a ponto de se molhar. Preparamos uma seleção de cachoeiras icônicas da ilha que conheceremos durante a Expedição Islândia!

Nosso guia com as cachoeiras mais bonitas para visitar na Islândia!

Gullfoss, a Cachoeira Dourada

Cachoeira no Golden Circle na Islândia
Cachoeira no Golden Circle na Islândia.

Localizada no Círculo Dourado, a Gullfoss é uma das cachoeiras mais famosas e visitadas da Islândia. A água do rio Hvítá cai em dois estágios, formando uma vista espetacular.

Qual é a história da Gullfoss?

Em 1909, a cachoeira Gullfoss foi alvo de disputa por um empresário inglês que tinha planos de construir uma usina hidrelétrica aproveitando as fortes águas da Gullfoss. Naquela época, a terra pertencia a um pequeno agricultor, que recusou-se a vender a cachoeira, mas o inglês conseguiu arrendar as terras e aproveitar uma brecha legal para continuar com os seus planos.

Sigríður Tómasdóttir, filha do agricultor, economizou o seu dinheiro para pagar advogado com o objetivo de salvar a cachoeira. Ela lutou com o inglês durante décadas para impedir que o seu plano avançasse. Depois de muitas viagens de mais de 100 km a pé até Reykjavik, Sigríður venceu a batalha, o arrendamento foi encerrado em 1929 e a Gullfoss foi devolvida ao povo islandês. Por conta desse feito, a filha do agricultor, Sigríður, é considerada a primeiro ambientalista da Islândia.

Como visitar a Gullfoss?

Visitamos a Gulfoss em nosso último dia de Expedição Islândia, durante nossa visita ao famoso Golden Circle! A cachoeira Gullfoss está na popular Rota do Golden Circle, que parte de Reykjavik e cruza a divisão continental no parque nacional Þingvellir. A Gullfoss é o último ponto de chegada do dia, logo após nossa visita à área de atividade geotérmica de Geysir e outras atrações secretas no caminho!

Seljalandsfoss

Cachoeira no sul da Islândia
Cachoeira no sul da Islândia

A Seljalandsfoss é uma cachoeira única porque é possível caminhar atrás dela em uma trilha que passa por uma pequena caverna. Isso proporciona uma perspectiva mágica dessa enorme queda d’água, já que a Seljalandsfoss tem cerca de 60 metros de altura!

Na época em que visitamos a cachoeira, a vegetação ao redor fica iluminada pelo dourado do outono boreal. A água glaciar que escorre pelos 60 metros da cachoeira faz parte do rio Seljalands que tem sua origem no glaciar do vulcão Eyjafjallajökull.

Como visitar a Seljalandsfoss?

Uma das atrações mais famosas da Costa Sul da Islândia, a Seljalandsfoss fica a poucos metros da estrada principal que cruza a ilha. Visitamos a Seljalandsfoss no segundo dia da Expedição Islândia!

Skógafoss

Grupo da Expedição Islândia em uma das cachoeiras do país, cenário da série Game of Thrones
Grupo da Expedição Islândia em uma das cachoeiras do país, cenário da série Game of Thrones

A Skógafoss é outra cachoeira impressionante e tem uma queda de água de 60 metros de altura e mais de 25 metros de largura. Essa cachoeira é conhecida por sua beleza imponente e um arco-íris frequente quando o sol brilha.

Diferente da Seljalandsfoss, não é possível acessar a cachoeira por trás, mas podemos fazer uma trilha por uma escadaria que nos porta ao alto da cachoeira, de onde temos uma visão ampla da queda d’água e do rio glaciar Skógaá.

Uma lenda muito popular na costa do sul da Islândia conta que, por trás da enorme cortina de água da cachoeira, há um tesouro precioso. Segundo esta lenda, o tesouro foi escondido atrás da Skógafoss há muitos séculos pelo Viking Þrasi Þórólfsson.

A Skógafoss é famosa por além de sua magnitude, pois também foi cenário para as séries Game Of Thrones e Vikings.

Como visitar a Skógafoss?

A Skógafoss fica situada na linha costeira da parte sul da Islândia, a cerca de 5 km da localidade de Skógar. Também cruzamos essa cachoeira no segundo dia da Expedição Islândia!

Godafoss, a Cachoeira dos Deuses

Aurora Boreal na cachoeira na Islândia
Aurora Boreal na cachoeira na Islândia

A Godafoss é famosa não apenas por sua beleza, mas também por sua importância histórica. Ela recebeu o nome devido à conversão do cristianismo na Islândia no ano 1000, quando símbolos pagãos foram jogados na cachoeira.

A cachoeira Godafoss está localizada no rio Skjálfandafljót, no norte da Islândia, o quarto maior rio da Islândia. É uma das cachoeiras mais espetaculares do país, caindo de uma altura de 12 metros e uma largura de 30 metros.

E ela fica ainda mais linda iluminada pela Aurora Boreal, como na fotografia que fizemos durante a Expedição Islândia!

Como visitar a Godafoss?

Essa visita é para poucos, já que a Godafoss fica localizada no extremo norte da Islândia, fora da principal rota turística do país. Mas em nossa Expedição Islândia, essa catarata é contemplada no sexto dia de viagem.

Nossas cachoeiras preferidas

Na Expedição Islândia, também visitamos cachoeiras longe da rota mais turística do país. Diferente das cachoeiras tradicionais, a nossa próxima escolha da lista é formada uma série de pequenas cachoeiras que surgem em meio às rochas vulcânicas e à lava. Ela é proporciona uma visão única e espetacular!

Visitamos também a cachoeira mais poderosa da Europa em termos de volume de água. Ela é imponente e cria uma atmosfera de força da natureza!

Ficou com vontade de se molhar nas cachoeiras da Islândia? Confira essas e muitas outras atrações do país embarcando em nossa expedição! A reservas para os grupos de 2024 estão abertas. Clique aqui para saber como!

Expedição Islândia

Uma incrível expedição na ilha do fogo e do gelo com busca à Aurora Boreal em janeiro de 2025!