Por que existem tantos vulcões ativos na Islândia?

-

A terra do gelo e do fogo é lar das mais belas paisagens naturais que já vimos, mas também abriga cerca de 32 vulcões ativos. É fantástico como uma ilha tão pequena no norte da Europa tem uma natureza tão exuberante e consegue unir a sua beleza mais pura, e a sua força mais potente em um só lugar. Mas a pergunta que não quer calar é: Por que existem tantos vulcões ativos na Islândia?

A Islândia está localizada no extremo setentrional da dorsal Meso-Atlântica. Que é uma cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico. Exatamente onde se encontra o ponto de separação entre as placas tectônicas euro-asiática e norte-americana. A separação destas placas é a responsável pelo fato de existirem tantos vulcões ativos na Islândia.

Vulcões ativos na Islândia.
Mapa das placas tectônicas que dividem a Islândia.

A teoria da Deriva Continental, idealizada por Alfred Wegener, prevê que no planeta Terra são originados vulcões de diferentes maneiras. O contato das referidas placas tectônicas podem ser convergentes, divergentes ou transformantes. A Islândia se localiza em meio ao limite divergente das placas norte-americana e euro-asiática. Isso propicia que a atividade sísmica e o vulcanismo na região sejam muito ativos. Estas condições fizeram com que haja cerca de 32 vulcões ativos na Islândia atualmente.

Tipo de atividade vulcânica na Islândia

Erupção Vulcânica de fissura na Islândia.
Erupção Vulcânica de fissura na Islândia.

O tipo de erupção mais comum na Islândia é a fissural, ou de fissura. É uma erupção vulcânica que ocorre ao longo de uma fissura mais ou menos linear na crosta, em geral, com poucos metros de largura, mas com centenas ou mesmo milhares de metros de comprimento. A lava é expelida pela fissura, geralmente sem atividade explosiva, sendo normalmente atividade efusiva, escorrendo sobre a superfície em função da topografia pré-existente.

Ainda que uma erupção transmita a sensação de perigo e de emergência, conforme o governo islandês, as ocorrências não conferem risco às populações e edificações mais próximas. Como há muitos vulcões ativos na Islândia, o monitoramento das atividades sísmica e vulcânica são constantes. Além disso, a população islandesa está habituada a tais eventos e existe grande atenção por parte governamental quanto à segurança dos habitantes.

Imagina presenciar essa experiência de poder acompanhar de perto (e com segurança) uma atividade vulcânica? 

Terra Adentro Expedições faz viagens em grupo para a Islândia e cruza por inúmeras paisagens vulcânicas, como cratera de vulcão, campo de lava, gêiseres, piscinas naturais de água termal e muito mais.

Casal Brunna e Vinícius na Expedição Islândia
Casal Brunna e Vinícius na Expedição Islândia

Nossas expedições para a terra do fogo e do gelo têm a duração de 09 dias, para que os viajantes possam vivenciar muitas experiências nesse lugar mágico. Nosso roteiro inclui uma volta completa pela ilha e as melhores atrações: a charmosa capital Reykjavík, glaciares, caverna de gelo, Blue Lagoon, gêiseres, cachoeiras, lagoas repletas de icebergs, a famosa praia dos diamantes, cânions, montanhas nevadas, campos de lava, cratera de vulcão, cavalos selvagens, hotéis pitorescos de alto padrão, e é claro, as saídas noturnas para caçar Aurora Boreal que não podem faltar. 

Veja aqui os detalhes da Expedição Islândia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Expedição Islândia

Uma incrível expedição na ilha do fogo e do gelo com busca à Aurora Boreal em outubro e novembro de 2025!