VULCÃO EM ERUPÇÃO NA ISLÂNDIA: Após terremotos, habitantes esperam por uma erupção nos próximos dias

-

ATUALIZAÇÃO: O Vulcão que fica localizado na península de Reykjanes, a cerca de 30 quilômetros da capital da Islândia, entrou em erupção por volta das 13h20 (horário de Brasília) desta segunda-feira, 10 de julho. Clique aqui e continue lendo.

A Islândia registrou nas últimas 24 horas mais de 4.700 terremotos na parte sudoeste da ilha. Os tremores aconteceram próximos ao vulcão Fagradalsfjall, que fica localizado na península de Reykjanes, a mesma onde está situado o principal aeroporto do país.

Por conta dessa séries de pequenos terremotos, Cientistas do Escritório Meteorológico da Islândia e da Universidade da Islândia consideram alta a possibilidade de ocorrer uma erupção dentro de alguns dias. Segundo o Escritório, os tremores começaram por volta das 16h na terça-feira, 04 de julho, sob o Monte Fagradalsfjall, que fica no topo de um sistema vulcânico, o exato local onde duas erupções ocorreram nos últimos dois anos na Islândia.

Graças a tecnologia, é possível assistir à atividade vulcânica no Fagradalsfjall em tempo real!

A Islândia é a maior e mais ativa região vulcânica da Europa

A Islândia é uma ilha do Atlântico Norte que atravessa a Cordilheira Mesoatlântica, uma rachadura no fundo do oceano que separa as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte. Por conta disso, a Islândia é um dos países mais vulcânicos do mundo, cerca de 30 de seus 130 vulcões continuam ativos e casos como esses não são encarados com grande surpresa pela população local.

Foto da erupção vulcânica de 2022 no vulcão Fagradalsfjall, mesmo local dos terremotos recentes.

Após quase 800 anos adormecido, em 2021 e 2022 o vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção a cerca de 32 quilômetros da capital Reykjavik, atraindo centenas de milhares de visitantes para ter um raro vislumbre de um vulcão ativo.

Descrito como um “fogo dançante” pelos sortudos que presenciaram o fenômeno, muitos foram até lá tirar fotos, gravar vídeos e testemunhar a erupção.

Esse tipo de atividade vulcânica pode ser classificada como uma erupção de fissura, que também é conhecida como tipo islandês, e não costuma resultar em grandes explosões ou produzir quantidade significativa de cinzas na estratosfera. No ano passado, o vulcão ficou por cerca de quatro semanas em atividade. 

Sobre os recentes acontecimentos de 2023, os geólogos indicaram que a atual sequência de terremotos na península de Reykjanes sugere uma intrusão de magma mais agressiva nos anos anteriores. Apesar disso, somente sete dos terremotos tiveram magnitude superior a quatro, o que ainda é considerado um terremoto leve.

Erupção nos próximos dias: uma possibilidade alta

Em entrevista ao jornal islandês RÚV, Magús Freyr Sigurkarlsson, especialista em riscos naturais do MET Office da Islândia, confirmou que a atividade de intrusão estava ocorrendo a uma profundidade de aproximadamente cinco quilômetros e que o magma estava se acumulando. Magnús observou que a atividade foi semelhante à preparação para a última erupção de 2022, quando houve atividade de intrusão por cinco dias antes do magma ser visto na superfície.

Atividade vulcânica islândia. Fonte: Met Office Iceland
Atividade vulcânica islândia. Fonte: Icelandic Met Office.

“Se isso continuar, pensamos que existe a possibilidade de ocorrer uma erupção dentro de alguns dias”, observou Magnús.

Imagina presenciar essa experiência de poder acompanhar de perto (e com segurança) uma atividade vulcânica? 

Terra Adentro Expedições faz viagens em grupo para a Islândia e cruza por inúmeras paisagens vulcânicas, como cratera de vulcão, campo de lava, gêiseres, piscinas naturais de água termal e muito mais.

Além dos vulcões, a Islândia também é a terra da Aurora Boreal.

Nossas expedições para a terra do fogo e do gelo têm a duração de 09 dias, para que os viajantes possam vivenciar muitas experiências nesse lugar mágico. Nosso roteiro inclui uma volta completa pela ilha e as melhores atrações: a charmosa capital Reykjavík, glaciares, caverna de gelo, Blue Lagoon, gêiseres, cachoeiras, lagoas repletas de icebergs, a famosa praia dos diamantes, cânions, montanhas nevadas, campos de lava, cratera de vulcão, cavalos selvagens, hotéis pitorescos de alto padrão, e é claro, as saídas noturnas para caçar Aurora Boreal que não podem faltar. 

Veja aqui os detalhes da Expedição Islândia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Expedição Islândia

Uma incrível expedição na ilha do fogo e do gelo com busca à Aurora Boreal em janeiro de 2025!