Desde o dia em que começaram os tremores de terra que indicavam a erupção de um novo vulcão na península de Reykjanes, a cerca de 30 quilômetros da capital da Islândia, a equipe da Terra Adentro Expedições está atenta ao desenvolvimento desse fenômeno tão potente da natureza. Após acompanhar cada etapa do processo chegou o dia de ver de perto o mais novo vulcão em erupção do planeta!
Embora a erupção não representasse risco aos moradores locais e visitantes, inicialmente as autoridades islandesas mantiveram a área do entorno do vulcão fechada. Mas em poucos dias, essa área foi liberada para os visitantes e a co-fundadora da Terra Adentro e fotógrafa documental, Sabrina Chinellato, não perdeu tempo e arrumou as malas para ver de perto a potência da natureza na Terra do Gelo, do Fogo e da Aurora Boreal.
Com um planejamento rápido de acesso ao vulcão, ela fez as malas e foi para a Islândia em uma verdadeira aventura.
“Quando a erupção vulcânica começou na Islândia, eu estava bem longe da ilha, mas mesmo assim não pensei duas vezes em largar tudo e embarcar em um avião para documentar o mais novo vulcão do nosso planeta! Em pouco tempo, organizei toda a minha expedição sola, fiz um plano com nosso guia islandês Einar, comprei um novo drone e muitas baterias extras. Então, longas horas de voo depois, me vi em um carro alugado acelerando em direção ao novo local de erupção para documentá-lo para a Terra Adentro Expedições”, conta ela.
Assim que Sabrina chegou a Islândia, foi de carro até o local onde iniciou a trilha de 10 km até o Litli Hrútur, embora o vulcão possa ser visto em uma tour de helicóptero, ela preferiu conferir a trilha e quando chegou ao destino foi difícil segurar a emoção.
“A potência da cena que vi quando me aproximei vai ficar gravada para sempre na minha mente. Vi com meus próprios olhos a lava brilhante explodindo dentro da cratera. Eu senti o vento gelado que carregava a fumaça da erupção. Eu ouvi os sons que vinham de dentro do nosso planeta Terra”.
Em um misto de emoção e encantamento registrou toda a potência do Litli Hrútur.
No segundo dia na Islândia, voltou ao vulcão, porém por outra trilha, dessa vez uma pouco mais íngreme para ter uma visão mais alta dele. Essa trilha tem cerca de 20 km ao todo e permite uma visão ampla de toda a região e da sua cratera. Uma experiência completamente diferente da primeira trilha que levava a uma parte mais baixa e próxima à lava do vulcão.
“É preciso viver para experimentar a vida”
Após uma experiência tão incrível de ver de perto um fenômeno tão único da natureza, a certeza de que é necessário experimentar a vida é ainda mais forte em toda a equipe da Terra Adentro Expedições. Inclusive, se o vulcão Litli Hrútur ainda estiver em erupção até a datas das nossas expedições de 2023, com certeza ofereceremos esse tour aos viajantes que quiserem viver essa experiência. Pois o nosso objetivo é proporcionar a melhor viagem da vida de cada um, e apresentar a Islândia em cada detalhe. Esse tipo de vivência é difícil de explicar, mas a Sabrina tentou:
“A sensação de ver pela primeira vez a intensidade desse fenômeno é indescritível. É poderoso, é intenso, é inesquecível. A Islândia é, de verdade, a terra fogo e aqui vivo os momentos mais inacreditáveis da minha vida”.
Imagina presenciar essa experiência de poder acompanhar de perto (e com segurança) uma atividade vulcânica?
A Terra Adentro Expedições faz viagens em grupo para a Islândia e cruza por inúmeras paisagens vulcânicas, como cratera de vulcão, campo de lava, gêiseres, piscinas naturais de água termal e muito mais.
Nossas expedições para a terra do fogo e do gelo têm a duração de 09 dias, para os viajantes poderem vivenciar muitas experiências nesse lugar mágico. Nosso roteiro inclui uma volta completa pela ilha e as melhores atrações: a charmosa capital Reykjavík, glaciares, caverna de gelo, Blue Lagoon, gêiseres, cachoeiras, lagoas repletas de icebergs, a famosa praia dos diamantes, cânions, montanhas nevadas, campos de lava, cratera de vulcão, cavalos selvagens, hotéis pitorescos de alto padrão, e é claro, as saídas noturnas para caçar Aurora Boreal que não podem faltar.