Um país incrível em variados aspectos, assim é a Islândia! Como uma pequena caixinha de surpresas sempre temos algo a destacar dessa ilha que surpreende não só pelas paisagens, mas também pela cultura e suas peculiaridades. Vamos conhecer algumas curiosidades da Islândia?
A Islândia é o país mais seguro do mundo
A primeira, e mais importante, curiosidade sobre a Islândia é sobre a segurança. O Global Peace Index 2021 (Índice Global da Paz) analisou 163 países, com base no nível de segurança e proteção social, a extensão do conflito doméstico e internacional em andamento e o grau de militarização. Os países receberam pontuação de um e cinco (sendo 1 o mais pacífico e 5 o menos) e 23 indicadores qualitativos e quantitativos. O posto de nação mais segura do mundo ficou com Islândia, com 1,1. O país nórdico tem alguns dos menores gastos militares e taxas de conflito internacional do mundo e sua taxa de encarceramento de 33 por 100.000 pessoas é a mais baixa de toda a Europa.
Não há mosquitos na Islândia
Há pouquíssimos insetos no país. Isso graças ao clima do país, que passa por três principais congelamentos e degelos a cada ano. Os mosquitos simplesmente não têm tempo para se transformar de larva em inseto adulto. Outro fator que influencia essa questão, é o fato de não haver lagoas rasas onde os insetos possam se reproduzir.
Os islandeses não possuem sobrenomes
Os islandeses não possuem sobrenomes. Utilizam o nome do pai e adicionam “son” para os homens e “dóttir” para as mulheres. São apenas 300 mil habitantes, em uma ilha de mais de 100 mil km². A capital Reykjvík é a maior cidade da ilha e a população similar a uma cidade interiorana, faz com que todo mundo não apenas se conheça, mas que tenha algum grau de parentesco.
Sol da meia-noite
Devido a sua localização às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias muito longos no verão e noites também muito longas no inverno. Na ilha, em junho, o sol se põe após a meia-noite e nasce logo depois, às 3h.
Não tem Big Mac na Islândia
Após a crise financeira em 2008, os preços dos ingredientes importados para a Islândia dispararam. Isso levou ao fechamento de restaurantes McDonald’s na Islândia. O último cheeseburger vendido no país está em exibição no Museu Nacional da Islândia, onde os visitantes podem ver a refeição, que data de 2009.
Museu do pênis
Na capital, Reykjavík, existe um museu dedicado a pênis. Há exemplares de diversos mamíferos preservados, que podem variar de 1,70 m (o de uma baleia) a 2 mm (de hamster). Além de exemplares humanos, incluindo réplicas dos órgãos dos jogadores da seleção nacional de handebol.
E tem mais!
Alguns números do país também são bastante curiosos:
- 10% da população já escreveu (ou pretende escrever) um livro;
- O país tem 3 habitantes por quilômetro quadrado (o Brasil tem 24 habitantes por quilômetro quadrado);
- 1.086 anos é a idade do Parlamento, o mais velho do mundo localizado na ilha.
Ficou curioso? Confira essas e muitas outras curiosidades da Islândia embarcando em nossa expedição! Clique aqui para saber como!