Encante-se com a Aurora Boreal na Islândia: Guia de como caçar Aurora Boreal! 

-

A aurora boreal, também conhecida como “luzes do norte”, é um fenômeno natural deslumbrante que ocorre principalmente nas regiões polares do hemisfério norte, como o Ártico. É um sonho para muitas pessoas que almejam presenciar esse fenômeno tão especial da natureza. Somos especialistas na busca da Aurora Boreal na Islândia e essa é a atividade que mais gostamos de fazer quando estamos no país. Por isso preparamos esse guia de como caçar Aurora Boreal! 

Ao mesmo tempo, em que é deslumbrante, desperta muitas curiosidades a cerca de como as luzes do norte se formam e brilham no céu do ártico. De acordo com uma recente publicação divulgada pelo Centro Espacial Norueguês (Norsk Romsenter), o planeta está a meio caminho do Máximo Solar.

Esse é o período em que as atividades solares alcançam seu ponto mais alto, é também o pico final onde o sol termina o chamado ciclo solar durando em média 11 anos. Diante de tantas curiosidades, separamos as principais perguntas que recebemos para esclarecer nesse post. 

O que causa a Aurora Boreal? 

Como caçar Aurora Boreal na Islândia
Como caçar Aurora Boreal na Islândia

A aurora boreal é causada pela interação entre partículas carregadas do vento solar (principalmente elétrons e prótons) e a atmosfera da Terra. Essas partículas colidem com átomos e moléculas na atmosfera, fazendo com que eles emitam luz.

As auroras boreais são mais frequentemente vistas em áreas próximas aos polos magnéticos da Terra. No hemisfério norte, elas são conhecidas como auroras boreais, enquanto no hemisfério sul, são chamadas de auroras austrais.

Que cor a Aurora Boreal tem?

Que cor a Aurora Boreal tem?
Cores da Aurora Boreal em um lago na Islândia.

As auroras boreais geralmente exibem uma variedade de cores, incluindo verde, rosa, vermelho, azul e violeta. A cor específica depende do tipo de átomo ou molécula na atmosfera que está sendo excitado pelas partículas do vento solar.

Em qual estação do ano é possível ver Aurora Boreal? Qual a melhor época para ver Aurora Boreal?

Qual a melhor época para ver Aurora Boreal?
Qual a melhor época para ver Aurora Boreal?

Embora seja possível observar auroras boreais de setembro a abril, as melhores épocas para vê-las são os meses de inverno e outono, quando as noites são mais longas e escuras. No entanto, a atividade solar também desempenha um papel importante na frequência e intensidade das auroras.

Em quais países consigo ver Aurora Boreal?

Casal Brunna e Vinícius na Expedição Islândia
Casal Brunna e Vinícius na Expedição Islândia

Além do Ártico, as auroras boreais também podem ser vistas em locais próximos ao círculo polar ártico, como na Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Canadá e Alasca. 

Como caçar Aurora Boreal?

Grupo da Expedição Islândia 2022. Confira as datas de 2023!
Grupo da Expedição Islândia 2022. Confira as datas de 2023!

A melhor maneira de buscar Aurora Boreal é na companhia da nossa equipe especializada em buscar as luzes do norte. Durante a Expedição Islândia avaliamos todos os fatores diariamente para realizar buscas pela Islândia. 

Se o seu sonho é presenciar esse espetáculo da natureza, esse é o melhor momento para planejar a sua viagem para a Islândia com o Terra Adentro Expedições. A Islândia é um dos 03 destinos mais indicados para visualizar o fenômeno natural, pois possui localização geográfica privilegiada na região polar norte do planeta. Estamos com vagas abertas para as expedições de 2024 com um roteiro completo pela ilha do gelo, do fogo e da aurora boreal! Clique aqui para saber mais!

Expedição Islândia

Uma incrível expedição na ilha do fogo e do gelo com busca à Aurora Boreal em janeiro de 2025!