Você já ouviu falar na Silfra? É uma fenda formada no limite tectônico divergente entre as placas da América do Norte e da Eurásia. Ela está localizada no lago Thingvallavatn no Þingvellir no Parque Nacional na Islândia. Isso mesmo, é uma fenda tectônica que separa dois continentes na Islândia.
A Islândia é um país que fica, literalmente, em cima de uma placa tectônica que se divide, afastando a América do Norte e a Eurásia ao longo da linha da Dorsal Mesoatlântica. E por isso, o país abriga cerca de 32 vulcões ativos.
As placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia estão se afastando. Estima-se que essas placas se afastem cerca de 2 centímetros a cada ano, desse modo aumentam a tensão entre as placas e a massa de terra acima delas. Essa separação cria uma rachadura subaquática que é preenchida por água proveniente do degelo do glaciar Langjökull. A água que se infiltra na fenda passa por um processo de filtragem natural através da rocha vulcânica, e resulta em uma água cristalina e extremamente pura.
A fissura, denominada Silfra, tem cerca de 63 metros de profundidade e estende-se por aproximadamente 200 metros de comprimento. É conhecida como um dos melhores locais do mundo para mergulho em água doce, por causa da sua água incrivelmente clara e da sua localização geográfica única.
Expedição Islândia: você entre dois continentes
Você já imaginou estar a entre dois continentes separados apenas por uma fissura? Pois na Islândia isso é possível! A Silfra, assim como o Parque Nacional na Islândia, estão inclusos no roteiro da Expedição Islândia. Os viajantes adoram conhecer esse lugar tão diferente onde conseguem estar a poucos passos de outro continente.
A Islândia tem experiências específicas que você não encontra em nenhum outro lugar no mundo. O país proporciona uma experiência muito rica de contato com a natureza e com paisagens de tirar o fôlego. Além disso, você pode de perto um dos maiores espetáculos da natureza: a aurora boreal. Se quiser saber mais sobre as atrações que você vai encontrar na Islândia, clique aqui e dê uma olhadinha no roteiro da Expedição Islândia!