Estamos na Islândia aguardando a chegada do quinto grupo da Expedição Islândia dessa temporada e há algumas semanas fomos surpreendidos com os alertas de terremoto na região da Península de Reykjanes, a mesma onde a Sabrina registrou o vulcão Litli Hrútur em julho desse ano. Todas as estimativas indicam que um novo vulcão pode estar nascendo na Islândia.
Em primeiro lugar gostaríamos de dizer que estamos seguros! Estamos a quilômetros de distância da região em que está sofrendo esses abalos, além disso, precisamos ressaltar que a Islândia é um país extremamente preparado para acontecimentos como esse e o monitoramento da atividade vulcânica é realizado em tempo real pelos órgãos responsáveis e pelo governo.
Na Islândia, o monitoramento da atividade vulcânica é realizado em tempo real pelo governo, órgãos responsáveis e pesquisadores da área.
Tanto que a cidade de Grindavik onde vivem cerca de 3000 pessoas e é mais próxima da possível erupção, já executou um plano de evacuação e a Blue Lagoon que é um dos atrativos turísticos mais visitados no país, interrompeu as suas atividades de maneira preventiva desde a última quinta-feia, 09. Infelizmente os moradores dessa vila pesqueira precisaram deixar as suas casas por questões de segurança, mas estão recebendo todo o apoio necessário nesse momento. Inclusive, as autoridades informaram que todos os animais domésticos foram resgatados da região de risco.
A situação atual
Os cientistas e especialistas do Escritório Meteorológico da Islândia e da Universidade da Islândia consideram alta a possibilidade de ocorrer uma erupção, nos próximos dias devido ao aumento do acúmulo de magma que ocasionou os tremores de terra na região.
A orientação no momento, tanto para moradores, como para turistas, contudo é de manter a distância segura da região. Nossa expedição não tem atividades previstas na região de risco, e nós estamos acompanhando cada avanço dessa situação. Não há motivo para pânico, pois o país está preparado para eventos como esse.
CUIDADO COM AS FAKE NEWS: busque informações em fontes confiáveis!
Estamos observando muitas notícias sensacionalistas circulando pelas redes sociais. Notícias que tratam a situação como se estivesse afetando o país inteiro, ou como se estivesse completamente fora de controle. E isso não é verdade! É fundamental buscar informações em fontes confiáveis e de preferência que estejam no país.
Estamos na Islândia e podemos afirmar que as únicas pessoas que teriam risco no momento já estão em segurança. A cidade de Grindavik já foi esvaziada e a Blue Lagoon, um ponto turístico que fica nessa região, já está fechada. O governo e os órgãos responsáveis pelo monitoramento seguem fazendo o seu trabalho e a região que corre risco está isolada. Até o momento não houve nenhuma erupção.
Outro detalhe importante é que o tipo de atividade vulcânica que ocorre nessa região pode ser classificada como uma erupção de fissura, que também é conhecida como tipo islandês, e não costuma resultar em grandes explosões ou produzir quantidade significativa de cinzas na estratosfera.
Não há motivos para pânico, pois o país é altamente preparado para eventos sísmicos.
Imagine poder acompanhar de perto (e com segurança) uma atividade vulcânica?
A Terra Adentro Expedições faz viagens em grupo para a Islândia e cruza por inúmeras paisagens vulcânicas, como cratera de vulcão, campo de lava, gêiseres, piscinas naturais de água termal e muito mais.
Nossas expedições para a terra do fogo e do gelo têm a duração de 09 dias, para que os viajantes possam vivenciar muitas experiências nesse lugar mágico. Nosso roteiro inclui uma volta completa pela ilha e as melhores atrações: a charmosa capital Reykjavík, glaciares, caverna de gelo, Blue Lagoon, gêiseres, cachoeiras, lagoas repletas de icebergs, a famosa praia dos diamantes, cânions, montanhas nevadas, campos de lava, cratera de vulcão, cavalos selvagens, hotéis pitorescos de alto padrão, e é claro, as saídas noturnas para caçar Aurora Boreal que não podem faltar.
Veja aqui os detalhes da Expedição Islândia!