Destinos congelantes: conheça os 10 lugares mais frios do planeta

-

Islândia, um dos lugares mais frios do planeta.
Islândia, um dos lugares mais frios do planeta.

Você já ouviu aquela frase:”Frio é relativo”? Se já ouviu e concorda com ela, nós te desafiamos a ler esse texto até o fim e manter essa opinião. Diversas regiões do nosso planeta podem atingir temperaturas negativas altamente extremas. Quando planejamos uma viagem, diversos fatores influenciam a decisão do destino, como a localização, a história, os costumes, a língua, os recursos naturais e o clima. Dada a importância de todos esses elementos na definição do nosso próximo roteiro, nós, especialistas em viagens pelo Ártico, apresentaremos a seguir os 10 lugares mais frios do planeta.

Viver em um desses países ou regiões mais frias do mundo, sem dúvidas, é um grande desafio! E para os brasileiros, que estão acostumados com o clima tropical. Não é fácil se adaptar a temperaturas negativas, em relação às atividades diárias comuns, como dormir, trabalhar, se locomover. Ainda que os países frios sejam bem estruturados para essa condição, é muito frio contra o corpo humano que não está acostumado. No entanto viajar por países e lugares frios é muito diferente de morar. É uma experiência de alguns dias em que você terá a oportunidade de sentir como é viver naquele lugar tão diferente. Ter contato com costumes, cultura, gastronomia e paisagens completamente diferentes do que está acostumado.

Quem procura um destino para viver intensamente a aventura do frio extremo tem muitas opções pela frente, em praticamente todos os continentes. Conheça a seguir os 10 lugares mais frios do planeta!

Vamos juntos nessa aventura congelante?

10. ISLÂNDIA: a terra do gelo, do fogo e da aurora boreal

Top 10 lugares mais frios do planeta: Islândia.
Top 10 lugares mais frios do planeta: aurora boreal em lagoa glacial na Islândia.

Na 10ª posição dessa lista está ela, a ilha que tem um lugar especial em nosso coração, conhecida como a Terra do gelo, do fogo e da aurora boreal (esse último por nossa conta): Islândia! E ao contrário do que muitos pensam, de longe é o país que tem as temperaturas mais extremas do planeta. A Islândia tem um clima oceânico, caracterizado por invernos relativamente suaves e verões frescos. Embora esteja próxima ao Círculo Polar Ártico, a ilha tem temperaturas mais amenas do que se poderia esperar, graças à influência moderadora da Corrente do Golfo.

Os invernos na Islândia, que duram aproximadamente de outubro a abril, são mais suaves do que em outras regiões de latitudes semelhantes. Nas áreas costeiras, as temperaturas médias no inverno ficam em torno de 0°C a 3°C. As regiões interiores e do norte podem ser mais frias, mas raramente as temperaturas caem abaixo de -10°C. No entanto, a sensação térmica pode ser muito mais baixa devido ao vento forte e constante. A região norte, mais próxima do Polo Norte, pode registrar temperaturas ainda mais baixas. A neve pode cair em qualquer mês, mas geralmente se acumula entre novembro e março.

Não precisamos nem dizer o quanto esse país é fantástico e merece um lugar especial na sua lista de próximos destinos. Essas características climáticas fazem da Islândia um destino fascinante, com uma combinação única de paisagens geotérmicas, vulcões, geleiras, uma rica biodiversidade, uma gastronomia surpreendente e auroras boreais de tirar o fôlego, o frio fica até em segundo plano.

09. GROENLÂNDIA: do verde ao gelo

Top 10 lugares mais frios do planeta: capital da Groenlândia.
Top 10 lugares mais frios do planeta: capital da Groenlândia.

A nona posição da nossa lista é a Groenlândia. O país é um território autônomo que faz parte do reino da Dinamarca. Sua capital é Nuuk. A maior ilha do mundo, localizada no Ártico, tem um clima polar e ártico caracterizado por temperaturas extremamente frias, especialmente durante o inverno, e por paisagens dominadas por gelo e neve. Então, não é surpreendente que esteja entre os destinos mais frios do mundo. E o mais curioso é que nem sempre foi assim, já que a ilha já foi toda verde. Isso mesmo, o nome do país em inglês é Greenland não é à toa. Um estudo da Universidade de Vermont confirmou que a Groenlândia foi verde durante um período quente anterior, possivelmente nos últimos milhões de anos. 

A Groenlândia pode ser dividida em duas regiões climáticas distintas: a região costeira, que durante o curto verão é livre de gelo, e o interior da ilha, que é coberto durante o ano inteiro por uma espessa camada de gelo. Além disso, o norte da ilha e a maioria das áreas interiores apresentam um clima ártico, com temperaturas acima de zero somente por períodos muito curtos no verão. O clima é severo, com temperaturas frequentemente abaixo de -35°C e verões curtos. Durante o inverno, as temperaturas variam entre -5°C e -30°C, confirmando sua posição na lista dos 10 lugares mais frios do planeta.

Apesar do frio extremo, a Groenlândia oferece belezas naturais impressionantes, como o fenômeno da aurora boreal, belíssimos fiordes e estações de esqui. Se você ama o ártico e a natureza, vale muito a visita!

08. CAZAQUISTÃO: uma surpresa gelada

Top 10 lugares mais frios do planeta: lago Almaty no Cazaquistão.
Top 10 lugares mais frios do planeta: lago Almaty no Cazaquistão.

Pouco se fala sobre a 8ª posição da nossa lista de lugares mais frios do planeta: o Cazaquistão. É o maior país da Ásia Central e possui um clima continental extremo, caracterizado por grandes variações de temperatura entre as estações do ano e regiões do país. Além disso, é o nono maior país do mundo em área territorial e o maior sem litoral. Embora ainda receba poucos turistas, é o país economicamente mais avançado entre todos os “istãos” provenientes da extinta URSS. Sua capital, Astana, lembra bastante uma próspera e moderna metrópole europeia.

Quando se trata de clima, as temperaturas podem variar drasticamente entre o verão e o inverno. Além disso, há variações significativas entre o dia e a noite. Por exemplo, os invernos no Cazaquistão são extremamente frios, especialmente nas regiões do norte e leste. As temperaturas podem cair abaixo de -20°C e, em algumas áreas, até -40°C. Consequentemente, a neve é comum durante o inverno. Por outro lado, os verões podem ser bastante quentes, especialmente nas regiões do sul e sudeste, com temperaturas que podem superar os 30°C ou até 40°C em algumas áreas.

Apesar das condições climáticas extremas que tornam a visita ao país desafiadora, o país oferece uma variedade de atrações turísticas. Essas atrações vão desde belezas naturais e patrimônios históricos até experiências culturais que refletem sua rica diversidade. Portanto, isso faz do país um destino fascinante para viajantes interessados em explorar novas paisagens e culturas.

07. NORUEGA: amena e extrema

Top 10 lugares mais frios do planeta: Catedral de Tromsø na Noruega.
Top 10 lugares mais frios do planeta: Catedral de Tromsø na Noruega.

A Noruega está localizada no norte da Europa e tem como capital Tromsø, conhecida como a capital da aurora boreal. Devido à sua extensão latitudinal e geográfica, a Noruega possui um clima variado, além de influências oceânicas e montanhosas. Consequentemente, o tipo de clima e as temperaturas podem variar conforme a parte do país em que você esteja. Portanto, o clima da Noruega pode ir de ameno ao extremo!

Se você gosta de frio, mas não tanto assim, a costa oeste é perfeita para o seu roteiro, pois essa região é banhada pela Corrente do Golfo e tem um clima oceânico temperado, caracterizado por invernos relativamente amenos e verões frescos. A influência do Atlântico Norte mantém as temperaturas mais amenas do que em outras regiões de latitudes semelhantes. No entanto, se você viajou para experimentar um frio mais intenso, será necessário adentrar o país. Nas áreas interiores e no norte da Noruega, o clima é subártico, com invernos longos e frios, e temperaturas que podem cair para -20°C ou menos, especialmente no interior e nas regiões montanhosas. Os verões são curtos e frescos.

Agora, se o frio extremo faz o seu coração bater mais forte, o extremo norte da Noruega é o seu lugar! Particularmente nas ilhas de Svalbard e na região de Finnmark, o clima é polar. Os invernos são extremamente frios e longos, com temperaturas frequentemente abaixo de -30°C. Os verões são muito curtos e frescos, com temperaturas raramente subindo acima de 10°C. Então, está pronto para essa aventura? Certamente, é um destino imperdível para quem busca paisagens impressionantes, aventuras ao ar livre e uma rica herança histórica.

06. CANADÁ: uma potência gelada

Top 10 lugares mais frios do planeta: Parque Nacional de Banff.
Top 10 lugares mais frios do planeta: Parque Nacional de Banff no Canadá.

Que o Canadá é uma das maiores potências mundiais em diversos aspectos nós não podemos negar. Mas você sabia que o país também se destaca quando o assunto é o ranking de lugares mais frios do planeta? O Canadá é o segundo maior país do mundo em área total e é conhecido por sua diversidade cultural, paisagens vastas e variadas.

E justamente pela sua extensão territorial, o Canadá possui climas diversos. De fato, o clima do Canadá é marcado por sua diversidade, com regiões que experimentam invernos extremamente frios e longos, verões quentes e curtos, e áreas costeiras com climas mais temperados. A geografia variada do país, desde tundras árticas até florestas boreais e cadeias montanhosas, contribui para essa ampla gama de condições climáticas. Por exemplo, o norte do Canadá, incluindo os Territórios do Noroeste, Nunavut e partes do Yukon, tem um clima subártico ou ártico. Os invernos são longos e extremamente frios, com temperaturas frequentemente abaixo de -30°C, e os verões são curtos e frescos.

No entanto, foi a pequena vila de Snag, localizada no Yukon, que colocou o Canadá no ranking dos lugares mais frios. Em 1947, Snag registrou a menor temperatura já registrada na América do Norte, garantindo o título de cidade com a temperatura mais baixa da região. Na ocasião, os termômetros marcaram impressionantes -63°C. Além disso, diversos fatores fazem do Canadá um destino imperdível para quem busca beleza natural, aventura, cultura rica e também a nossa amada aurora boreal.

05. MONGÓLIA: uma capital congelante

Top 10 lugares mais frios do planeta: capital da Mongólia.
Top 10 lugares mais frios do planeta: capital da Mongólia.

A 5ª posição da nossa lista gelada é o país que possui uma das capitais mais frias do mundo: a Mongólia! De fato, a Mongólia possui um clima continental extremo. Durante os meses de verão (junho a agosto), as temperaturas podem subir significativamente, alcançando até 30°C em algumas regiões. Por outro lado, os invernos (de novembro a março) são extremamente frios, com temperaturas que podem cair abaixo de -40°C em algumas áreas, especialmente nas regiões do norte e nas áreas montanhosas.

Além disso, a capital, Ulaanbaatar, é conhecida por ser uma das capitais mais frias do mundo. Os invernos na capital são rigorosamente frios e secos, com temperaturas médias que frequentemente caem abaixo de -20°C. Particularmente, janeiro, o mês mais frio, tem temperaturas médias em torno de -25°C, mas, em alguns anos, os termômetros podem registrar temperaturas tão baixas quanto -40°C. Em resumo, o país com temperaturas extremas une atrações únicas, que combinam belezas naturais, patrimônio cultural e tradições nômades.

04. FINLÂNDIA: natal o ano todo

Top 10 lugares mais frios do planeta: aurora boreal no Parque Nacional Pyhä-Luosto.
Top 10 lugares mais frios do planeta: aurora boreal no Parque Nacional Pyhä-Luosto.

Conhecida como a Terra do Papai Noel, a Finlândia é um país nórdico no norte da Europa. Os países nórdicos compartilham uma herança cultural viking, e suas línguas são mutuamente inteligíveis. Além disso, compartilham proximidade geográfica e laços históricos. Quando se trata de clima, a Finlândia é influenciada tanto por fatores continentais quanto marítimos, resultando em um clima variado.

Em geral, o clima da Finlândia é caracterizado por invernos longos e frios, verões curtos e amenos, e uma distribuição uniforme de precipitação ao longo do ano. Os invernos na Finlândia são rigorosos, especialmente nas regiões do norte, onde as temperaturas podem cair abaixo de -30°C na Lapônia. Além disso, a neve é comum durante o inverno. Em algumas áreas, a cobertura de neve pode durar até seis meses, de novembro a abril.

Visitar a Finlândia é uma oportunidade para se conectar com a natureza. Apesar do frio intenso, há atividades ao ar livre em todas as estações, bem como fenômenos naturais únicos como a aurora boreal. Além disso, a Finlândia oferece uma rica herança cultural, que inclui saunas, festivais e tradições nômades. Desde as paisagens geladas da Lapônia até as vibrantes cidades como Helsinque, o país oferece uma ampla gama de experiências para todos os tipos de viajantes, com um foco crescente em sustentabilidade e ecoturismo. Então, que tal fazer uma visita ao Papai Noel?

03. ALASKA: ouro, petróleo e muito gelo

Top 10 lugares mais frios do planeta: Alaska.
Top 10 lugares mais frios do planeta: Alaska.

Diferente dos demais itens dessa lista, o item 03 não é um país, mas sim um estado. Isso mesmo, um estado dos Estados Unidos da América (EUA). O Alasca, o maior estado dos EUA, está localizado no extremo noroeste da América do Norte e possui um clima diverso devido à sua grande extensão territorial e variedade geográfica. Como resultado, o clima do Alasca varia amplamente, desde o ártico severo no norte até o oceânico mais ameno no sul. De maneira geral, os invernos são longos e frios, com períodos de escuridão prolongados no norte.

Além disso, o Alasca é uma terra de extremos climáticos, moldada por sua geografia diversa e posição ao norte. Aqui, os invernos são extremamente frios e longos, com temperaturas frequentemente abaixo de -30°C e uma cobertura de neve persistente. Por outro lado, os verões são curtos e frios, raramente superando 10°C. Outra característica marcante dessa região são as áreas de permafrost, onde o solo permanece congelado durante todo o ano, afetando a construção, a vegetação e a vida animal na região.

O Alasca é conhecido por suas paisagens naturais impressionantes, clima extremo, rica vida selvagem e fenômenos naturais únicos, como a aurora boreal e o sol da meia-noite. Além disso, o estado tem uma grande herança cultural nativa e uma economia significativa baseada em recursos naturais. Uma curiosidade interessante sobre o Alasca é que ele foi comprado da Rússia pelos Estados Unidos em 30 de março de 1867. Inicialmente, a aquisição foi ridicularizada; no entanto, a descoberta de ouro, petróleo e outros recursos naturais mais tarde demonstrou o valor significativo da compra. Então, você toparia observar ursos polares no Alasca?

02. RÚSSIA: frio garantido em 4 climas diferentes

Top 10 lugares mais frios do planeta: Praça vermelha na Rússia.
Top 10 lugares mais frios do planeta: Praça vermelha na Rússia.

Já que estamos falando da Rússia, é hora do maior país do mundo entrar nessa lista. Com um território de 17 milhões de quilômetros quadrados, que ocupa dois continentes, Europa e Ásia, a Rússia é o maior país do mundo. Devido à sua enorme extensão territorial, é claro que o país possui não só um tipo de clima, mas quatro climas diferentes, o que não significa que algum deles não seja frio:

  1. Clima Ártico e Subártico: No norte da Rússia, onde os invernos são extremamente longos e frios, e os verões são curtos e frescos. As temperaturas no inverno podem cair drasticamente abaixo de -30°C.
  2. Clima Continental: No interior da Rússia, incluindo grandes áreas como a Sibéria, há um clima continental, com invernos muito frios e verões quentes. Durante o inverno, as temperaturas podem cair para -40°C, enquanto os verões podem ser bastante quentes, com temperaturas acima de 25°C.
  3. Clima Temperado: Nas regiões do Oeste e Sul, que incluem áreas como Moscou e São Petersburgo. Em Moscou, as temperaturas de inverno podem variar de -10°C a -20°C, enquanto os verões são mais amenos, variando de 15°C a 25°C.
  4. Clima Marítimo: Na costa Oeste, que inclui áreas costeiras do Mar Báltico e do Mar Negro, o clima é mais moderado e menos extremo.

O recorde de menor temperatura na Rússia foi registrado em Oymyakon, uma vila na região da Sibéria Oriental. Em 1933, a temperatura em Oymyakon atingiu impressionantes -67,8°C, tornando-se a temperatura mais baixa já registrada na Rússia e no hemisfério Norte. Já imaginou pegar um frio desses?

01. ANTÁRTICA: o continente gelado

Top 10 lugares mais frios do planeta: pinguins na Antártida.
Top 10 lugares mais frios do planeta: pinguins na Antártica.

Você não leu errado, o item 01 dessa lista é um continente. A Antártica é o continente mais inóspito do planeta, e tudo o que você leu sobre baixas temperaturas até aqui vai parecer “mais quentinho” daqui pra frente. Afinal, foi nessa região que a menor temperatura do planeta foi registrada. Especificamente, a menor temperatura já registrada no planeta foi de -89,2°C. Esse recorde foi registrado na Estação Vostok, na Antártica, em 21 de julho de 1983. A Estação Vostok está localizada no interior da Antártica Oriental, próxima ao Polo de Inacessibilidade, uma das áreas mais remotas e de difícil acesso do continente antártico. Além disso, esta estação de pesquisa é operada pela Rússia e está situada a cerca de 3.488 metros acima do nível do mar.

É importante lembrar que a Antártica é um continente sem país soberano, regido por um conjunto de acordos internacionais que visam promover a cooperação científica e a proteção ambiental. Por isso, não possui uma população residente, e sua administração é coordenada através de acordos multilaterais que asseguram sua preservação e uso pacífico. Em termos de clima, a temperatura média no interior da Antártica é extremamente baixa. No Polo de Inacessibilidade1, por exemplo, as temperaturas podem cair para cerca de -60°C a -70°C no inverno. Ao longo da costa, as temperaturas são um pouco mais amenas em comparação com o interior, mas ainda assim muito frias. As temperaturas de verão na costa podem subir para cerca de -10°C a -20°C.

Atividades fundamentais para o equilíbrio ambiental

A Antártica é uma região extremamente importante para o nosso planeta e para o equilíbrio ambiental, por isso, tantos estudos são realizados nessa região. E se, por um lado, não há habitantes humanos permanentes por lá, os animais, por sua vez, têm espaço garantido. A vida selvagem na Antártica é adaptada às condições extremas e inclui uma variedade de pinguins, focas, aves marinhas e mamíferos marinhos. O ecossistema antártico é único e desempenha um papel importante na pesquisa científica, especialmente no que diz respeito às mudanças climáticas e ao impacto das atividades humanas.

Que tal uma aventura no Ártico?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os lugares mais frios do planeta, que tal planejar sua viagem para um destino com temperaturas abaixo de zero? Nós, como uma agência especialista em viagens pelo Ártico e na busca pela Aurora Boreal, oferecemos grupos durante toda a temporada de aurora para a Expedição Islândia. Além disso, estamos prontos para ajudar você a vivenciar essa experiência única, explorando paisagens geladas e caçando as deslumbrantes luzes do norte.

Grupo 5 da Expedição Islândia na temporada 2023.
5° grupo de Expedição Islândia 2023 realizando o sonho de visualizar a Aurora Boreal.

Prepare-se para uma jornada inesquecível que vai conectar você com a beleza e a força da natureza islandesa. Que tal embarcar nessa aventura com a gente? Clique aqui para mais informações sobre nossas expedições e descubra como você pode participar desta experiência única e memorável.

Descubra mais sobre a Islândia:

  1. O Polo de Inacessibilidade é um termo geográfico que se refere ao ponto mais distante de qualquer costa, em um determinado continente ou região, tornando-o extremamente difícil de alcançar. Na Antártica, o Polo de Inacessibilidade é o ponto do continente mais distante do mar, localizado no interior profundo da Antártica Oriental. ↩︎

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Expedição Islândia

Uma incrível expedição na ilha do fogo e do gelo com busca à Aurora Boreal em outubro e novembro de 2025!