A noite da última sexta-feira, 10 de maio de 2024, foi histórica. O mundo vivenciou um fenômeno raríssimo e emocionante que coloriu o céu de diversos países com auroras boreais e austrais. Essa visualização incomum de aurora boreal e aurora austral só foi possível por causa de uma poderosa Tempestade Geomagnética rara que marca o auge do 25º Ciclo Solar, ou Máximo Solar. A nossa Guia, caçadora de aurora boreal e fotógrafa documental, Sabrina Chinellato, registrou essa noite mágica direto da Itália!
A mais poderosa tempestade solar já registrada em mais de três décadas atingiu a Terra e gerou espetaculares auroras polares visíveis no norte da Europa, em algumas regiões dos Estados Unidos e no sul do Chile e da Argentina, regiões em que normalmente não é possível visualizá-las.
Esse fenômeno já era esperado por especialistas e caçadores de aurora boreal, pois eles monitoram constantemente o céu. Os meteorologistas espaciais da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) observaram sete ejeções de massa coronal, com impactos esperados que chegaram à terra nesta sexta-feira, 10, e podendo se estender até domingo,12.
As ejeções de massa coronal são explosões de plasma e campos magnéticos da coroa solar, causando tempestades geomagnéticas quando são direcionados à Terra. Esta é a primeira vez desde janeiro de 2005 que a NOAA emitiu um aviso de tempestade geomagnética do tipo “severo”. O alerta também é chamado de G5, o nível mais alto da escala, ou “extremo”. Uma das consequências do fenômeno é a formação da aurora boreal, quando ocorre no Hemisfério Norte e da aurora austral, quando ocorre no Hemisfério Sul.
“Meu trabalho é buscar Aurora Boreal, mas ontem foi ela quem me encontrou!”
Sabrina Chinellato
Uma noite mágica, emocionante e colorida em diversos países
As auroras polares (boreal e austral) ocorrem normalmente nos polos da terra quando há a entrada de ondas de partículas ou ventos solares, energizadas, em alta velocidade na atmosfera. O campo eletromagnético do planeta as redireciona aos polos e sua alta concentração provoca o show de luzes e cores no céu. Mas nessa noite histórica foi diferente. A Tempestade Geomagnética foi tão poderosa que conseguiu energizar todo o campo magnético terrestre, e por isso ocorreram auroras em diversos países fora da região auroral convencional.
Há inúmeros relatos e imagens da incidência de auroras polares em diversos países. No Chile, o fenômeno foi visto na região de Los Lagos e na Patagônia chilena. Na Europa, há relatos nas redes sociais de aurora boreal em Budapeste, na Hungria, e em Reix, na Suíça, Alemanha, Londres, no Reino Unido. Houve relatos também no norte de Portugal. Nos Estados Unidos, há registros da aurora boreal no estado do Massachussets, Wiscosin e Flórida.
Um verdadeiro show de luzes iluminou o céu do mundo nessa noite mágica!
Emoção e muita cor deram o tom da noite italiana
Você já imaginou visualizar aurora boreal na Itália? Pois nessa noite foi possível e a nossa guia, caçadora de aurora boreal e fotógrafa documental, Sabrina Chinellato, estava lá para registrar esse momento histórico. “Meu trabalho é buscar Aurora Boreal, mas ontem foi ela quem me encontrou!”, conta ela emocionada.
Confira o relato na íntegra:
Enquanto isso na Islândia…
Enquanto o mundo tinha o céu colorido pelas luzes das auroras polares, o ártico, e mais especificamente a Islândia, que é nosso lugar favorito no mundo para avistar o fenômeno, estava totalmente iluminada pela luz do sol. E isso significa que por lá não teve visualização de aurora boreal, mesmo com a atividade estando altíssima por conta da tempestade geomagnética.
Pode parecer muito curioso, mas acontece que não estamos na temporada de aurora boreal na Islândia, o período auroral vai de setembro a abril. Já é verão na ilha e nessa época do ano o sol não se põe, são 24h de luz solar. E a luz do nosso astro maior é muito mais potente que as luzes emitidas pelas reações dos gases atmosféricos que originam as luzes do norte e por isso não é possível visualizá-las. Não podemos dizer que não teve aurora boreal na Islândia. Mas mesmo se tivesse ocorrido não seria possível visualizar devido ao excesso de luminosidade emitida pela luz solar.
Diferença de visualização das auroras boreais fora da região auroral
Só quem já teve a experiência de visualizar uma aurora boreal no ártico é capaz de descrever a sensação e emoção que é ver ela dançando no céu, se transformando e mudando de cores com velocidade e intensidade.
No entanto, só quem já viu ela no ártico e em países com latitudes mais baixas como a Itália consegue comparar e diferenciar essa sensação. Por isso, a Sabrina Chinellato, detalhou as diferenças entre as duas experiências:
A melhor oportunidade para viver essa experiência inesquecível no ártico é durante a Expedição Islândia. Se o seu sonho é presenciar esse espetáculo da natureza, esse é o melhor momento para planejar a sua viagem para a Islândia com a Terra Adentro Expedições. Uma das principais atrações do nosso roteiro são as noites de busca pela Aurora Boreal. Sairemos em busca desse fenômeno natural que depende de muita experiência para conseguirmos presenciar. E isso nós temos de sobra!
Já marcamos as coordenadas dos melhores pontos da Islândia para observar e fotografar a Aurora Boreal e, se o tempo permitir, viveremos noites inesquecíveis com ela “dançando” sob o céu do ártico. Você vem com a gente?
Conheça mais sobre os encantos da aurora boreal:
Aurora Boreal: guia completo sobre o fenômeno mais incrível da natureza
Encante-se com a Aurora Boreal na Islândia: Guia de como caçar Aurora Boreal!
Deixe um comentário